COMO USAR SEU RÁDIO DE PARAPENTE – CORRETAMENTE
Ninguém quer ser 'Aquele piloto' que passa o vôo inteiro transmitindo por engano. Além de ser irritante, é também uma questão de segurança – os pilotos que realmente precisam usar o rádio podem ser impedidos de fazê-lo.
“Todos nós já passamos por isso: em uma térmica áspera, tentando escalar, sintonizando o som do seu vario, focando bastante quando... caramba... que maldito som é esse? É o seu rádio e está t”
Mantenha-o carregado
Se você estiver voando com um rádio, certifique-se de carregá-lo na noite anterior. Mesmo que você não tenha usado no dia anterior, os rádios têm o hábito irritante de serem ligados em bolsas, verifique novamente.
Não seja essa pessoa.
Certifique-se de que seu rádio não esteja em um local onde você possa apertar acidentalmente o botão de transmissão. Não use VOX (troca operada por voz), pois o ruído do vento e seus instrumentos irão ativá-lo constantemente. A transmissão constante dos pilotos é irritante e se torna um problema de segurança em caso de incidente.
Minimize o ruído do vento
Se você usar o rádio sozinho, sem fone de ouvido, certifique-se de que seja fácil de segurar e lembre-se de que o microfone embutido captará muito ruído do vento. Para minimizar o ruído do vento, use um fone de ouvido de qualidade com um botão push to talk (PTT) de fácil acesso. Recomendamos este.
Faça uma verificação de rádio
No lançamento, quando estiver tudo preso, certifique-se de verificar seu rádio. Peça a um amigo para verificar o rádio. Se ele não ouvir ou você não aquecer a resposta, verifique o volume e as conexões antes de tentar novamente.
Diminua a velocidade
Quando quiser transmitir pelo rádio lembre-se de desacelerar um pouco. Pense no que você quer dizer: pressione e segure o PTT por um segundo, fale, espere um segundo, depois solte.
Pressione e depois fale
Um erro comum é começar a falar antes que o botão de transmissão seja acionado. Dessa forma, apenas metade da mensagem é recebida. Certifique-se de pressionar e falar.
Seja breve
Mesmo se você estiver viajando apenas com amigos, mantenha sua troca apenas com as informações necessárias, não apenas converse. Se os pilotos ficam irritados ao ouvir o rádio, eles tendem a desligá-lo, o que pode se tornar um problema de segurança.
Conheça sua localização
No ar, uma boa transmissão de rádio típica entre pilotos será sucinta e incluirá localização por distância e altura. Por exemplo: “Esta é Joanna. Estou 10 km a leste do lançamento, a 1.200 m. Atravessando o lago agora com Jim.”
Declare sua intenção
Os rádios facilitam a tomada de decisões de XC. Economiza muito papo se você puder compartilhar primeiro sua intenção, e verificar a opinião do outro. Por exemplo, “Jim, esta é Joanna. Eu sou a favor de planar até o cúmulo às 10 horas, pois o que está à frente está se decompondo. Você concorda?"
Compartilhe taxas médias de subida
Dizendo “consegui alguma coisa!” ou “bom aqui” não tem sentido. Espere até que você esteja estabelecido em uma subida e, em seguida, diga a taxa média de subida (mais de 20 segundos): por exemplo, “Joanna para Jim, 2 metros em média, 1 km à sua frente”.
Conheça a abreviação
Se você não conseguir responder, um clique duplo rápido é o sinal internacionalmente conhecido para “sim”. Um único clique significa “não” ou “negativo”. Três cliques significam “repetir sua mensagem”.
Prática
Use o rádio no solo e conheça-o antes de usá-lo no ar. Saiba como operá-lo, incluindo ajustar o volume e mudar de canal. Você evitará todos os erros clássicos da comunicação por rádio.
Publicado em: 28/05/2024 Por: JOCKY SANDERSON